Guaraqueçaba, no litoral do Paraná.
Guaraqueçaba, no litoral do Paraná.| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo/Arquivo

Guaraqueçaba, no Litoral, é o primeiro município do Paraná a vacinar adolescentes conta a Covid-19 após a aplicação da primeira dose em toda a população adulta dentro do Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde. Antes, Toledo, no Oeste, já havia iniciado a imunização de jovens entre 12 e 17 anos em agosto, mas dentro de uma pesquisa do laboratório Pfizer, que pretende avaliar o comportamento do coronavírus em uma cidade onde toda a população recebeu a primeira dose do imunizante. A imunização do público de 12 a 17 anos em todo o Brasil está prevista para começar quarta-feira (15).

A vacinação dos adolescentes em Guaraqueçaba começou nesta terça-feira (14) no posto central de saúde. Nas próximas semanas, o município de cerca de 7,5 mil habitantes pretende ampliar a imunização do público de 12 a 17 anos para outras duas unidades de saúde e em seguida para todos os postos, inclusive os de difícil acesso, onde vive a população tradicional ribeirinha.

"Vamos adiantar essa vacinação [de adolescentes] ao nosso povo. Vale ressaltar que a cidade hoje não registra nenhum caso positivo de Covid-19", anunciou a prefeita Lilian Ramos Narloch segunda-feira (13), em vídeo publicado no site da prefeitura.

Guaraqueçaba foi o primeiro município paranaense a concluir a aplicação da primeira dose na população adulta, em junho. Desde então, a cidade litorânea deixou de receber vacina para aplicação de primeira dose, conforme o plano da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) de equacionar a distribuição para que o estado alcance até o fim de setembro a meta de aplicar a primeira dose em toda a população adulta de 8,7 milhões de paranaenses. Somando a primeira aplicação dos imunizantes de dose dupla e de dose única, o Paraná cumpriu segunda-feira _ 91,6% da meta. Já a população adulta completamente imunizada - seja com duas doses ou dose única - está em 46,5%.