Operação verão: helicóptero da Polícia Militar do Paraná.
Operação verão: helicóptero da Polícia Militar do Paraná.| Foto: Divulgação Polícia Militar

Apenas nos sete primeiros dias da Operação Verão no litoral paranaense, o helicóptero da Polícia Militar (PM) realizou 13 resgates nas praias do Paraná, entre os dias 21 e 28 de dezembro. O número deve aumentar com o Ano Novo, comemorado quarta-feira (1.°): o Réveillon, junto com o Carnaval, são as datas em que mais há ocorrências de afogamentos no mar, causadas principalmente pela ingestão de bebidas alcoólicas.

Dos salvamentos feitos pelo helicóptero do Batalhão de Operações Aéreas (BPMOA), três pessoas foram resgatadas diretamente do mar pela aeronave. Em um dos salvamentos, um dos integrantes da equipe teve de pular na água para resgatar a vítima.  Em outra, uma passageira de um cruzeiro passou mal na Ilha do Mel, na sexta-feira (27), com sinais de desidratação. Ela sofreu um choque hemorrágico com insuficiência respiratória dentro do navio, que fazia um cruzeiro de Santos (SP) a Florianópolis (SC). A mulher precisou ser entubada pelo médico do Batalhão de Operações Aéreas (BPMOA) antes de encaminhá-la em estado grave ao Hospital Regional de Paranaguá.

Outro salvamento feito pelo helicóptero Falcão 03 foi o de um homem que estava se afogando no balneário de Pontal do Sul, em Pontal do Paraná. A vítima estava com parada cardíaca e o médico da equipe da PM conseguiu reanima-lo dentro da aeronave, a caminho do Hospital Regional de Paranaguá.