Sete em cada 10 pessoas que morreram por Covid-19 em Cascavel não tomaram vacina
| Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de Cascavel

A Prefeitura de Cascavel divulgou nesta semana o resultado de um levantamento feito com base em dados do Comitê para o Monitoramento e Enfretamento da Covid-19 e da Vigilância Epidemiológica do município. Segundo o estudo, a grande maioria dos casos graves e das mortes provocadas pela doença no município foi registrada em pessoas que, por quaisquer motivos, não haviam se vacinado contra a Covid-19.

Cruzando informações sobre a vacinação contra a doença com os prontuários médicos de pacientes graves da Covid, entre 19 de janeiro e 26 de agosto de 2021, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Cascavel chegou a números expressivos. Segundo a pasta, 73,3% das mortes por Covid-19 ocorridas na cidade foi de pessoas que não haviam tomado nenhuma das doses das vacinas. Os que tomaram apenas uma das doses das vacinas representam 16% das mortes registradas em Cascavel. O percentual daqueles que tiveram sua imunização completa é ainda menor, 10,7%.

O mesmo ocorreu com os pacientes que tiveram casos graves de Covid-19 e precisaram ser internados em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI). De cada 10 pacientes internados em leitos de UTI, oito não haviam tomado nenhuma dose de vacina contra a Covid-19, 79,3% de incidência. Dentre todos os casos graves da doença na cidade, 13,2% dos internados em UTI tomaram ao menos uma dose de vacina, e 7,5% havia tomado as duas doses.