Prédio da UFPR, na Praça Santos Andrade, centro de Curitiba.
Prédio da UFPR, na Praça Santos Andrade, centro de Curitiba.| Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a instituição de ensino superior que recebeu a maior nota no ranking de universidades elaborado pelo jornal Folha de S. Paulo - o Ranking Universitário da Folha (RUF). Com 92,02 de avaliação, a UFPR aparece como a oitava melhor do país - na ponta da lista estão a Universidade de São Paulo (USP), com 98,02; Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com 97,09; e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 97,00.

Entre as 30 melhores do país estão ainda outras três instituições paranaenses. A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é a 23ª, com nota 82,12; a Universidade Estadual de Maringá (UEM), com nota 81,48, é a 24ª; e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), na 30ª posição, somou 76,88 pontos. No ranking, as 196 universidades foram avaliadas em cinco quesitos: ensino, pesquisa, mercado, inovação e internacionalização.

O principal destaque paranaense foi a terceira colocação da UFPR no quesito inovação - tema que é visto como uma das principais bandeiras do governo estadual. Das cinco áreas avaliadas, a instituição federal só não é a mais bem cotada do estado em um: internacionalização. Em 29º lugar no país nessa área, ela fica atrás da PUCPR, que ostenta o 22º lugar nacional.