Armando Klabin
Armando Klabin era presidente do conselho da paranaense Klabin| Foto: Divulgação

A Klabin divulgou na noite desta quarta-feira (22) a morte do presidente de seu conselho de administração, Armando Klabin, aos 89 anos. Nome fundamental na história da empresa, Armando participou ativamente da expansão das unidades da empresa no Paraná: os projetos Monte Alegre, em Telêmaco Borba, e Puma, em Ortigueira. As plantas elevaram a companhia ao papel de gigante dos papéis e embalagens no Brasil.

“Dr. Armando foi um homem de vanguarda, inesgotável capacidade de trabalho, era um apaixonado pela Klabin, pelo meio ambiente e pelo Brasil. Deixa grande legado e fonte de inspiração para as novas gerações”, disse em nota a empresa.

Armando fazia parte da quarta geração da família à frente da empresa – ainda hoje a família é a principal acionista da companhia, fundada em 1899. Ele fazia parte do conselho desde o final dos anos 1970, quando a Klabin decidiu afastar membros da família Klabin dos cargos executivos por questões de governança. De lá para cá, Armando presidiu o colegiado diversas vezes.

Nos anos 2000, o conselheiro liderou o foco da empresa em embalagens, ramo em que a companhia se destaca até hoje,

Além do papel na companhia, Armando presidia uma empresa de fiação e tecelagem, a Sisal, uma no ramo agropecuário, a Ibitiguaia, e participava da direção ou conselho em diversas outras entidades.

Em nota, o governador Carlos Massa Ratinho Junior lamentou a morte do empresário. "É com imenso pesar que recebo a notícia da morte do Doutor Armando, um dos empresários mais arrojados do país. Ele ajudou a construir a trajetória da Klabin, empresa que tem DNA paranaense e que contribuiu para o desenvolvimento de diversos municípios do Estado. Ficam as lembranças de um homem exemplar e que é referência para a minha geração", escreveu.

A causa da morte não foi revelada. Armando deixa a esposa, quatro filhos e 11 netos.