Primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB), durante sessão remota desta quarta-feira (20)
Primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB), durante sessão remota desta quarta-feira (20)| Foto: Dálie Felberg/Alep

A Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira (20) mais um projeto de decreto legislativo para reconhecer o estado de calamidade pública em mais 14 municípios do Paraná, em razão dos efeitos econômicos causados pela pandemia do coronavírus. O texto já segue para promulgação do presidente da Casa, Ademar Traiano (PSDB). No projeto de decreto legislativo 11/2020, estão contemplados os seguintes municípios: Colorado, Congoinhas, Goioerê, Imbituva, Kaloré, Mandaguari, Mangueirinha, Moreira Sales, Pontal do Paraná, Rancho Alegre, Salto do Itararé, São Jerônimo da Serra, Saudade do Iguaçu e Uraí. Com isso, o Paraná passa a ter 273 de seus 399 municípios em situação de calamidade pública. A situação de calamidade pública permite que as cidades tenham menos amarras nas contas públicas. Ficam suspensas as restrições decorrentes de eventual descumprimento aos limites de despesa com pessoal e de dívida consolidada. O cumprimento de resultados fiscais e a obediência a limites de empenho também ficam dispensados.