Secretário estadual de Saúde do Paraná Beto Preto.
Secretário estadual de Saúde do Paraná Beto Preto.| Foto: Geraldo Bubniak / AEN

Mesmo se dizendo "surpreendido", o secretaria estadual de Saúde do Paraná, Beto Preto, afirma que a decisão do governo federal quinta-feira (16) de suspender a aplicação da vacina da Covid-19 no público de 12 a 17 anos sem deficiências ou comorbidades "não é motivo para pânico". A mudança já foi acatada por todos os municípios do Paraná, incluindo Curitiba, que ainda não havia iniciado a imunização dos adolescentes, e Guaraqueçaba, no Litoral, a primeira cidade a iniciar a vacinação deste público quarta-feira (15).

"Fomos surpreendidos pela mudança do Ministério da Saúde na vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos. Estamos debatendo isso com o Ministério da Saúde. Aguardamos um novo posicionamento", afirmou Beto Preto em vídeo publicado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

O secretário enfatiza que o estado só vai avançar a vacinação para a faixa etária de 12 a 17 anos se houver garantia por parte do Ministério da Saúde de que vai haver doses para este público. "Estamos trabalhando com afinco e não vamos gerar pânico com tomada de decisão equivocada. Vamos trabalhar com tranquilidade, com equilíbrio", garante Beto Preto. "Temos que trabalhar nos próximos dias junto com o Ministério da Saúde, sem nenhum tipo de ilusão, de tomada de decisão açodada. Vamos esperar os próximos capítulos", completou o secretário de Saúde no vídeo.

A prefeitura de Curitiba confirmou que já está seguindo a determinação do Ministério da Saúde. A capital havia iniciado a vacinação apenas de adolescentes grávidas, cuja aplicação segue normalmente.