Draga Galileo Galilei é de origem belga e foi utilizada na engorda da orla da praia de Balneário Camboriú (SC).
Draga Galileo Galilei é de origem belga e foi utilizada na engorda da orla da praia de Balneário Camboriú (SC).| Foto: Divulgação / JAN DE NUL DO BRASIL DRAGAGEM

O navio que fará a dragagem para o alargamento da faixa de areia de Matinhos chegou ao Paraná nesta sexta-feira (24). A embarcação ficará na região de Paranaguá até a manhã de sábado (25), quando vai se dirigir à praia de Caiobá, onde será iniciado o processo de engorda da orla. As obras de recuperação têm um custo estimado em R$ 314,9 milhões, segundo informações do Governo do Paraná.

A draga Galileo Galilei é de origem belga, tabalhou na engorda da orla da praia de Balneário Camboriú (SC) e conta com uma cisterna própria com capacidade de armazenar 18 mil metros cúbicos de areia. Uma vez captado do fundo do mar, esse volume será transportado até a praia pela tubulação submersa. Na parte seca, tratores farão o espalhamento da areia na orla; na parte submersa, o espalhamento será feito de forma natural, graças ao movimento das ondas.

As obras, quando concluídas, vão aumentar a faixa de areia ao longo de mais de 6 quilômetros entre o Morro do Boi e o Balneário Flórida. Além da engorda da orla das praias, o projeto também prevê a instalação de canais e redes de drenagem, obras de infraestrutura contra ressacas e a revitalização urbanística do local.