Mapa do Paraná mostra cidades com maior incidência de dengue entre 28/7/19 e 12/10/19.
Mapa do Paraná mostra cidades com maior incidência de dengue entre 28/7/19 e 12/10/19.| Foto: Reprodução/Sesa

O Paraná registrou 86 novos casos de dengue no período de uma semana, segundo dados do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde, divulgados nesta terça-feira (15). Com isso, já foram oficializados 682 casos da doença de 28 de julho a 12 de outubro, período da atual edição do levantamento. Na semana anterior, o número de novos casos havia sido menor: 72.

Três casos específicos chamaram a atenção das autoridades. Dois pacientes de Foz do Iguaçu tiveram a chamada dengue grave. Nesses casos, são comuns sintomas como sangramento, palidez, sudorese, falta de ar e até comprometimento de órgãos. Há, inclusive, necessidade de internação. Foram os dois primeiros casos registrados na atual edição do boletim, que compreenderá o período entre agosto de 2019 e julho de 2020. Já em Londrina, um caso de dengue com sinais de alarme, com fortes e persistentes dores abdominais, vômitos e acúmulo de líquido no corpo foi confirmado. Esses sinais indicam que ela poderia evoluir para a forma grave da doença. Foi o 17º caso desse tipo computado no estado.

Dois municípios estão em situação de epidemia: Santa Isabel do Ivaí e Inajá. Outras 12 cidades se apresentam em alerta: além de Lindoeste, Juranda, Nova Cantu, Douradina, Indianópolis, São Carlos do Ivaí, Floraí, Flórida, Florestópolis e Uraí, que já tinham presença na lista, também foram incluídas Uniflor e Quinta do Sol.