Distribuição de vacina da Covid-19 no Paraná.
Distribuição de vacina da Covid-19 no Paraná.| Foto: Américo antonio/SESA

O mais recente lote de vacinas de Covid-19 enviados ao Paraná será distribuído aos municípios nesta sexta-feira (28). São 352.750 doses de Astrazeneca encaminhadas às 22 Regionais de Saúde, onde as prefeituras retiram as vacinas. Na próxima segunda-feira (31), a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) vai distribuir outras 37.440 doses da Pfizer que chegaram nesta semana. Todas essas vacinas são para aplicação de primeira dose.

Para agilizar a distribuição, a entrega nas regionais de saúde mais afastadas de Curitiba será por aviões do governo. As vacinas vão começar a sair do Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), no bairro Jardim Botânico, em Curitiba às 14h desta sexta. A Regional do Litoral já retirou as suas vacinas para iniciar a imunização de um novo grupo, os trabalhadores dos portos de Paranaguá e Antonina.

Além dos trabalhadores portuários, as vacinas da Astrazeneca serão também para pessoas com comorbidades e deficiências permanentes, professores e trabalhadores da educação, forças de segurança, Forças Armadas, além da inclusão também de trabalhadores aeroportuários. O Paraná aplicou 3.532.642 doses até essa quinta-feira (27). Ao todo, o estado recebeu 5.295.190 doses do Ministério da Saúde.