| Giuliano Gomes/Gazeta do Povo
| Foto: Gazeta do Povo

O Paraná teve participação fundamental para o bom desempenho da pecuária nacional no segundo trimestre (abril, maio e junho) de 2019 em relação ao ao mesmo período do ano passado. Segundo números consolidados, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (12), o estado liderou a alta da produção em dois segmentos.

Segundo os números, o Paraná foi quem teve maior alta nos abates de frango no país. Por aqui, foram abatidas 31,71 milhões de cabeças a mais do que no ano passado. Além disso, os paranaenses registraram aumento de 79,78 milhões de litros de leite, novamente liderando o ranking nacional. O estado também teve bom desempenho na produção de suínos, com aumento de 37,39 mil cabeças abatidas -- um dos melhores resultados no país.

O IBGE destaca que todas as principais atividades da pecuária melhoraram seus números por conta de aumento na demanda externa e pela base de comparação -- a greve dos caminhoneiros em 2018 derrubaram os números do segundo trimestre daquele ano.