Sargento Fahur (PSD) discursa no plenário da Câmara dos Deputados
Sargento Fahur (PSD) discursa no plenário da Câmara dos Deputados| Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

Cinco dos 20 parlamentares mais influentes nas redes sociais no primeiro semestre de 2019 são paranaenses, segundo a última edição do ranking FSB Influência Congresso, divulgada nesta sexta-feira (2). São eles: os deputados Sargento Fahur (PSL), que ficou na 5ª colocação, Gleisi Hoffmann (PT), 9ª mais influente, Filipe Barros (PSL), 14º, e Paulo Martins (PSC), 18º, além do senador Alvaro Dias (Podemos), 11º colocado. Confira a lista completa.

As primeiras posições do ranking são dominadas por parlamentares da base de Jair Bolsonaro (PSL). O primeiro lugar ficou com a deputada e líder do governo Joice Hasselmann (PSL). Na sequência, aparecem os deputados Eduardo Bolsonaro (PSL), Kim Kataguiri (DEM) e Carla Zambelli (PSL). Todos os quatro são representantes do estado de São Paulo.

Segundo a FSB Comunicação, responsável pelo levantamento, para se calcular a nota de cada parlamentar e construir o ranking são levados em consideração o número de seguidores, a quantidade de publicações, o alcance das publicações e o engajamento (curtidas, comentários e compartilhamentos) em cada rede social. São aplicados pesos diferentes a cada item, assim como para cada uma das três redes sociais analisadas (Facebook, Twitter e Instagram). Foram consideradas publicações feitas por deputados federais e senadores de 2 de fevereiro a 17 de julho.