Paraná quer impedir concessionárias de disputarem novos contratos de pedágio
| Foto: Giuliano Gomes/Arquivo/Gazeta do Povo

A Controladoria-Geral do Estado instaurou dois novos processos administrativos contra três concessionárias de pedágio no Paraná: Ecovia, Ecocataratas e Rodonorte. Segundo informações da Agência Estadual de Notícias, estão sendo estudadas medidas para impedir as empresas de assinarem contratos com a administração pública até que seja feita a devida apuração de responsabilidades. A partir de 2021, os vencedores da próxima licitação, ainda sem data para ocorrer, irão administrar os pedágios nas estradas do Paraná.

O controlador-geral Raul Siqueira afirmou que os acordos de leniência celebrados entre as concessionárias e o Ministério Público Federal (MPF), no bojo da Operação Integração, não impedem que o governo estadual as investigue e defina as responsabilidades delas em atos que tenham prejudicado o estado. O entendimento da CGE é que os valores acordados com o MPF estão muito abaixo do que é efetivamente devido aos paranaenses. “Está sendo realizado um estudo com o objetivo de se apurar o justo e correto valor eventualmente desviado dos cofres públicos. Vamos apurar o mais importante: o dano à população”, resumiu.

Em seus acordos de leniência, tanto as empresas Ecovia e Ecocataratas, do grupo EcoRodovias, quanto a Rodonorte admitiram publicamente – por meio de placas e mensagens nos sites oficiais - erros “ao não adotar políticas adequadas de transparência e controle de seus negócios”. Além disso, assumiram atos de corrupção e pediram desculpas aos paranaenses.