Portos do Paraná recebe prêmio de melhor gestão do país.
Portos do Paraná recebe prêmio de melhor gestão do país.| Foto: Rodrigo Felix Leal / AEN Paraná

A Portos do Paraná foi reconhecida como a melhor gestão portuária do Brasil, pelo terceiro ano consecutivo, pelo Ministério da Infraestrutura. O prêmio “Portos + Brasil” foi entregue na noite desta quinta-feira (23), em Brasília.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Além de primeiro colocado na categoria “Melhor Gestão Portuária”, ficou em segundo lugar em “Variação do Lucro Operacional (Ebidta)”, com alta de 146,6% na comparação entre 2021 e 2020. E terceiro lugar em “Execução de Investimentos Planejados”, com índice de 81,5%.

Entre todos os portos públicos brasileiros, os paranaenses (Paranaguá e Antonina) alcançaram a nota máxima no Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP): 100 pontos. O indicador é considerado o mais importante para atestar a capacidade de gerência dos portos. Essa foi uma novidade da premiação desse ano.

O prêmio “Portos + Brasil” foi criado em 2020 pelo governo federal para reconhecer a excelência na gestão do setor portuário nacional. “O porto hoje não é mais gargalo, mas solução para os problemas nacionais e internacionais. Com todas as dificuldades, o setor respondeu com números recordes, que foram importantíssimos para a economia do Brasil”, destacou o secretário Nacional de Portos, Mário Povia.

“A premiação é um reconhecimento do trabalho dos funcionários da Portos do Paraná, dos trabalhadores portuários, empresários e membros da nossa comunidade. Além disso, comprova o compromisso do governo do estado com a excelência dos serviços prestados”, destacou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.