vacina oxford
Vacina contra Covid-19 da Oxford/Astrazeneca.| Foto: Lineu Filho/Tribuna do Paraná

O próximo lote de vacinas de Covid-19 a ser enviado ao Paraná terá 397.690 doses. O Ministério da Saúde ainda não informou a data de quando enviará o 22º lote ao estado, porém, a previsão da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) é de que chegue nos próximos dias. Serão 37.440 doses da Pfizer importadas e 360.250 da Astrazeneca produzidas pela Fiocruz.

A nova remessa será destinada à primeira dose de grupos prioritários já contemplados com um novo grupo: povos e comunidades tradicionais e ribeirinhos. Das vacinas da Pfizer, 33.743 são para pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permanente, maior grupo prioritário em processo de vacinação, e 152 para trabalhadores do transporte aéreo. O restante é da reserva técnica.

Das doses da Astrazeneca, 289.662 são para pessoas com comorbidades e com deficiência permanente, 33.811 para trabalhadores da educação do ensino básico e 740 para povos e comunidades tradicionais e ribeirinhas, além da reserva.

Já o envio de mais vacinas Coronavac segue sem previsão. Isso porque a produção do Instituto Butantan ficou 11 dias parada por atraso na entrega do insumo de fabricação. A produção retornou somente no último dia 25 de maio, com previsão de entrega entre 9 e 14 de junho.