Polícia Civil encerra festa clandestina com 64 pessoas em São José dos Pinhais.
Polícia Civil encerra festa clandestina com 64 pessoas em São José dos Pinhais.| Foto: Polícia Civil do Paraná

Mais uma festa clandestina foi interrompida na madrugada deste sábado (5) na região metropolitana de Curitiba. Por volta das 2h da manhã, a Polícia Civil com o apoio da Guarda Municipal prendeu sete organizadores de uma festa na zona rural. No total, 64 pessoas se aglomeravam em um ambiente fechado. Além de grande quantidade de bebida alcoólicas, a polícia também apreendeu drogas no local. Em Curitiba, a Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) encerrou outra festa clandestina com cerca de 30 pessoas no bairro Umbará e fechou cinco estabelecimentos que descumpriam as normas sanitárias da vigência da bandeira vermelha.

De acordo com a investigação, um dos organizadores já teria realizados outras festas clandestinas desde o início da pandemia. Segundo a Polícia Civil, o grupo tinha um vasto material de divulgação de festas já feitas. Os presos foram encaminhados à Delegacia de São José dos Pinhais por descumprimento do decreto estadual 940/2021 que, entre as medidas sanitárias de prevenção da Covid-19 estão o toque de recolher e a proibição de venda e consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos das 20h às 5h do dia seguinte e a proibição de aglomerações.

Denúncias de festas clandestinas e outros tipos de aglomerações podem ser feitas pelo telefone 181 do Disque Denúncia, bem como pelo 190 da Polícia Militar. Semana passada, o governador Carlos Massa Ratinho Jr (PSD) fez um apelo à população para que ajuda a denunciar festas clandestinas para frear a aceleração da transmissão do coronavírus. "Muitas vezes a pessoa sabe de uma festa clandestina e não avisa, e a polícia não tem como adivinhar. Tendo denúncia, fica mais fácil de a polícia chegar e automaticamente fazer a prisão de quem organiza esse tipo de festa", disse o chefe do executivo paranaense. "Nossas delegadas e nossos delegados também têm a determinação que passei para que apliquem multa e fiança pesada para a pessoa poder sair da delegacia", ressaltou Ratinho Jr.