Governador Ratinho Junior escolheu a advogada Priscilla Placha Sá para ser desembargadora no Tribunal de Justiça do Paraná, pelo quinto constitucional da OAB.
Governador Ratinho Junior escolheu a advogada Priscilla Placha Sá para ser desembargadora no Tribunal de Justiça do Paraná, pelo quinto constitucional da OAB.| Foto: Rodrigo Felix Leal

A advogada Priscilla Placha Sá tomou posse nesta quarta-feira (3) como desembargadora no Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR). Escolhida pelo quinto constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ela será a 20ª no grupo de mulheres no mais alto cargo do Judiciário estadual, diante de 98 homens. Elas representam 16% no Pleno do TJ-PR.

A representatividade feminina nos poderes constituídos ainda está longe de se aproximar da proporção encontrada na sociedade, que é de cerca de 50%. Entre os sete cargos no conselho do Tribunal de Contas do Estado (TCE), por exemplo, não há nem nunca houve uma mulher.

As cinco deputadas estaduais eleitas representam menos de 10% da Assembleia Legislativa do Paraná, que nunca foi presidida por uma mulher, assim como nos demais outros poderes. O estado já teve governadoras, mas eram vices que assumiram o posto com a saída dos titulares.