Praias do Paraná têm 63 pontos próprios para banho e 13 impróprios; veja locais
Todos os 76 pontos monitorados possuem bandeiras que indicam a situação dos locais próprios ou impróprios para banho| Foto: Jaelson Lucas/AEN

O Boletim de Balneabilidade divulgado nesta sexta-feira (31) pelo Instituto Água e Terra (IAT) aponta que, dos 76 pontos monitorados no Litoral e nas Costas Oeste e Norte, 63 possuem condições próprias para banho e prática de esportes aquáticos. Por outro lado, 13 locais foram apontados como impróprios. Saiba quais são os pontos monitorados e sua situação.

Esta edição do boletim de balneabilidade – a segundo de 11 edições que o Instituto irá divulgar semanalmente ao longo da temporada de verão 2021/2022 – apresenta o resultado da avaliação da qualidade das águas utilizadas para recreação de contato primário, ou seja, quando há o contato direto com a água como, por exemplo, nos banhos de rio ou mar, mergulho e esqui aquático.

Quanto maior a quantidade da bactéria na água, maior a possibilidade da existência de agentes patogênicos que podem colocar em risco a saúde dos banhistas. As doenças mais comuns são gastrenterite, diarreia, doenças de pele e infecções nos olhos, ouvidos e garganta. Outras mais graves também podem ser transmitidas por meio da água, como Hepatite A, Cólera e Febre Tifóide.

SINALIZAÇÃO: Cada ponto monitorado possui uma bandeira que indica os locais próprios ou impróprios para banho. Elas são atualizadas às sextas-feiras, após divulgação do resultado do boletim. A sinalização indica a condição da água a 100 metros à direita e à esquerda de cada bandeira. A cor for azul aponta água com boas condições de balneabilidade em qualquer condição climática e a vermelha, áreas inadequadas para banho.

* Com informações da Agência Estadual de Notícias