Ratinho Junior assina parceria com Microsoft
Assinatura de parceria com a Microsoft aconteceu na quarta-feira (14).| Foto: Jaelson Lucas/AEN

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) disse na manhã de quarta-feira (14), durante celebração de parceria com a Microsoft Brasil, que restringir ao governo do estado o uso apenas de software livre “é uma grande bobagem”. Segundo Ratinho, a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), hoje sob a presidência do empresário Alan Costa, tem sido uma grande parceira no governo “tirando as ideologias implantadas de que não podia ter software que já existia no mercado, que tinha que ser software livre”.

“Fui a Nova York ver o software que é utilizado pela polícia e é o sonho de consumo de qualquer um que trabalha com segurança pública”, disse o governador. “Até se chegar a esse nível, vai levar duas, três décadas; então por que não é mais inteligente você fazer uma parceria?”.

É classificado como livre o programa de computador desenvolvido de forma colaborativa e liberado para uso, cópia e modificação. O ex-governador Roberto Requião (MDB) chegou a sancionar uma lei que determinava o uso de software livre na administração estadual.