Atuais contratos de pedágio no Paraná acabam em novembro de 2021.
Novo modelo de concessão de rodovias do Paraná é discutido em audiência pública nessa quarta-feira (24).| Foto: Felipe Rosa/Arquivo/Tribuna do Paraná

"Vitória dos paranaenses! 100% dos recursos da nova concessão do pedágio serão aplicados no Estado, para favorecimento dos usuários! Sem outorga!", é o que diz a mensagem publicada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) nas redes sociais, na tarde dessa quarta-feira (24). Assim como o governador, outras autoridades políticas do Paraná têm deixado de considerar como "outorga" os valores que deverão ser pagos como critério de desempate pelas empresas que apresentarem a menor tarifa ao usuário, na concorrência pelas novas concessões de pedágio no estado. Isso acontece porque esses valores deverão ser revertidos aos próprios contratos, podendo resultar em diminuição das tarifas ou financiamento de obras.

O anúncio de que o valor da outorga será 100% revertido ao Paraná foi feito na manhã desta quarta-feira (24) pelo Ministro da Infraestrutura e Logística, Tarcísio Freitas. A comemoração, no entanto, não é unanimidade entre os participantes da discussão. Entidades do setor produtivo, a Frente Parlamentar do Pedágio, composta por deputados estaduais, e a OAB/PR defendem a retirada da outorga e a opção pelo modelo de menor tarifa.