Na abertura do 2º semestre, 90% das escolas da rede estadual tiveram aulas presenciais, diz Seed
| Foto: Divulgação/Seed

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) informou que mais de 90% dos 2,1 mil colégios estaduais do Paraná foram reabertos total ou parcialmente com aulas em modelo híbrido no início do segundo semestre letivo, nesta quarta-feira (21). A pasta divulgou que 149 dos 155 colégios estaduais de Curitiba receberam estudantes presencialmente. Em Londrina, todas as 68 escolas estaduais abriram as portas, assim como as 32 de Maringá.

Segundo a Seed, em todo o Paraná foram 500 escolas a mais do que no encerramento do primeiro semestre. A abertura de mais instituições só não ocorreu nesta quarta-feira porque ainda há decretos municipais que impedem o retorno.

Todas as escolas que já retomaram atividades presenciais somam cerca de 920 mil estudantes matriculados – a rede estadual de ensino tem pouco mais de 1 milhão de alunos. A pasta, entretanto, não divulgou estimativa de quantos estudantes estiveram em sala de aula nesta quarta. O retorno às aulas presenciais está condicionado à autorização de pais ou responsáveis. Na Escola Estadual Dom Pedro II, em Curitiba, por exemplo, 30% dos alunos matriculados voltaram às aulas presenciais nesta quarta-feira.

Os colégios estaduais que estavam com atividades presenciais ao fim do primeiro semestre letivo têm cerca de 600 mil estudantes matriculados, mas, segundo a Diretoria de Educação da Seed, apenas 77 mil estavam acompanhando as aulas presencialmente antes do recesso de meio de ano. A Seed enfatizou que a volta agora também será gradual e que estão sendo cumpridos todos os protocolos de biossegurança.