Petrobras rejeita ofertas baixas e decide recomeçar processo de venda da Repar
Refinaria Presidente Getúlio Vargas, em Araucária )PR)| Foto: Divulgação / Petrobras

A Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), unidade da Petrobras localizada em Araucária, registrou um princípio de incêndio na madrugada do último sábado, 13, sem feridos ou danos materiais. Segundo a companhia, a "ocorrência foi imediatamente controlada pela própria operação da unidade" e não houve sequer necessidade de acionar a brigada de incêndio.

Em nota, a Petrobras informou que o princípio de incêndio começou após "uma interrupção no procedimento de partida, que resultou em pequeno vazamento de diesel", durante manobras de retomada de produção da Unidade de Hidrossulforização de Diesel (UHDS) da refinaria. "A unidade retomou a operação ainda no mesmo dia. Não houve danos a pessoas, meio ambiente ou instalações", diz a nota da Petrobras.

O incidente foi informado mais cedo, nesta terça-feira, 16, pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) como uma comprovação do processo de "precarização do trabalho e da segurança das operações do refino, que vai aumentar com privatizações das plantas".

"No momento do acidente, apenas um operador era responsável por toda a unidade. O trabalhador teve de chamar reforços para controlar a situação", diz uma nota divulgada pela FUP, ressaltando que, "felizmente, não houve feridos ou danos às instalações, segundo informações do Sindicato dos Petroleiros do Paraná e Santa Catarina (Sindipetro-PR/SC)".