Missa presencial na Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, antes da pandemia
Missa presencial na Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, antes da pandemia| Foto: Divulgação/Arquidiocese de Curitiba

A Secretaria Estadual da Saúde do Paraná publicou na sexta-feira (05) uma nova resolução, a Nº119/2021, que altera as restrições para o funcionamento dos templos e a realização dos cultos religiosos no estado durante a pandemia.

De acordo com o documento, a capacidade de público foi ampliada para 50% do espaço, garantido o afastamento mínimo de 1,5 metros entre as pessoas. De acordo com a resolução anterior, de 2020, a presença estava limitada a 30%.

A resolução ainda ressalta a importância das medidas de higiene e destaca que "todos os fiéis, funcionários e colaboradores devem usar máscaras de tecido recomendadas à população durante todo o período que estiverem fora de suas residências, mantendo seu uso durante as celebrações."

A Secretaria da Saúde permitiu ainda a reabertura dos espaços destinados à recreação e educação religiosa infantil, desde que sejam respeitados os protocolos de segurança que permitiram a retomada das aulas presenciais nas escolas do Paraná.

Ainda de acordo com a resolução, reuniões internas nos templos para organização de atividades religiosas ou estudos, entre outros, podem ser presenciais, mas devem seguir estritamente as orientações recomendadas, como o "afastamento mínimo de 1,5 metros entre os participantes, bem como o uso de máscaras de tecido, prática de higiene de mãos e outras medidas de prevenção".

Confira a resolução completa da Secretaria Estadual da Saúde: