A Clínica de Medicina veterinária de Toledo emprestou seis respiradores para a prefeitura da cidade.
A Clínica de Medicina veterinária de Toledo emprestou seis respiradores para a prefeitura da cidade.| Foto: Divulgação/ PUC-PR

Seis respiradores mecânicos para o atendimento de casos graves da Covid-19 foram cedidos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) – Campus Toledo para a secretaria municipal de saúde de Toledo, no Oeste do Paraná. O pedido foi feito nesta semana pela própria prefeitura. Os equipamentos são da Clínica de Medicina Veterinária da PUC-PR, sendo que quatro são ventiladores pulmonares para uso humano e dois de uso animal. De acordo com as informações da universidade, os equipamentos de uso animal podem ser facilmente adaptados para o uso em humanos. Sobre a disponibilidade de oxigênio na cidade, a secretária municipal de saúde do município, Gabriela Kucharski, informou que a cidade vai se preparar "para, caso seja necessário, ampliar também os quartos com acesso a oxigênio. São cuidados preventivos, porém urgentes”.

Na última segunda-feira (1º), em Cascavel, a sobrecarga do sistema de saúde por causa do alto número de pacientes internados em UTI’s com Covid-19, levou o Hospital de Retaguarda a emprestar respiradores do zoológico da cidade. Foram emprestados um respirador e nove bombas de infusão.

Segundo o boletim epidemiológico desta sexta-feira (5), 148 pessoas morreram em Toledo desde o início da pandemia. Hoje, 37 casos estão em investigação.