Apesar de mudar o formato, Paraná ainda não tem data para implantar novo modelo de RG
| Foto:

A emissão de carteiras de identidade que seguem o novo modelo estabelecido pelo governo federal ainda não tem previsão para acontecer no Paraná, porém, o Instituto de Identificação do Estado já está emitindo RGs que seguem o novo formato do documento. Entre as mudanças, implementadas em junho, estão a redução do tamanho, a troca de cor e tipo de papel, e a alteração da disposição de informações.

Onde antes havia foto, assinatura e impressão digital, agora há nome, foto, filiação, tipo sanguíneo, cidade e data de nascimento, assinatura e um campo para observações (como alergias, por exemplo). Do outro lado agora fica a digital, que vem acompanhada de um espaço para incluir informações sobre outros documentos, como a Carteira Nacional de Habilitação e a carteira de trabalho, e um QR Code que atesta a autenticidade do documento.

Apesar do novo formato, as informações adicionais previstas no layout ainda não estão sendo incluídas nos documentos emitidos no estado. De acordo com o Instituto de Identificação, isso depende do desenvolvimento de um novo sistema. O novo modelo, que segue regras dispostas no decreto 9.728/2018, deverá ser implantado em todos os estados do país até março de 2020.