Vacinas de Covid-19: Coronavac e Aztrazeneca.
Vacinas de Covid-19: Coronavac e Aztrazeneca.| Foto: Gilson Abreu / AEN

A falta de vacina contra a Covid-19 para a aplicação da segunda dose nos idosos pode ter sido provocada por falhas no planejamento dos municípios. Esta é a avaliação do diretor geral da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), Nestor Werner Jr. Ele participou de uma entrevista coletiva no início da tarde desta quinta-feira (29) junto ao secretário estadual de Saúde, Beto Preto, após a chegada de um novo lote de doses do imunizante.

De acordo com Werner Jr. as orientações da Sesa aos municípios seguem o que é preconizado pelo Ministério da Saúde. Durante as primeiras remessas, explicou o diretor, eram feitas reservas de doses para a segunda aplicação. Entre a 9ª e a 10ª remessa, detalhou, houve mudanças nas orientações do ministério.

“A orientação era para que todas as doses que viessem fossem utilizadas [na primeira aplicação], que não se fizesse um resguardo para a 2ª dose como nós fazíamos aqui. Nós bloqueávamos metade das doses para assegurar a 2ª aplicação. Após essas remessas o ministério passou a ordenar claramente nos seus instrutivos qual seria a quantidade de 1ª dose e qual seria para a 2ª dose. E nós replicamos essas informações para todas as remessas posteriores, garantindo assim todos os esquemas vacinais. Isso é muito importante porque quem utilizou fora da orientação da secretaria e do ministério, fora da orientação do plano nacional e do plano estadual, pode estar sofrendo com a falta de 2ª dose por conta dos aprazamentos, das remessas e dos quantitativos que são calculados em função daquilo que é enviado”, disse o diretor.