Secretario de Saúde do Paraná, Beto Preto.
Secretario de Saúde do Paraná, Beto Preto.| Foto: Gerson klaina/Tribuna do Paraná

O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, defendeu que a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 seja feita sem a necessidade de documentação como receita médica. A declaração, dada na noite de sexta-feira (24), vai contra a posição do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que disse que a pasta recomendará a imunização do público infantil desde que haja prescrição médica e assinatura de termo de consentimento pelos pais.

“Dentro da segurança para os paranaenses, nós queremos vacina para as crianças, sim, de maneira universal, ostensiva, uma grande vacinação. É para isso que estamos nos preparando”, afirmou Beto Preto ao telejornal Bom Dia Paraná. Ele disse ainda que a posição do estado é de “muito diálogo, muita gentileza com o governo federal”.

Em 16 de dezembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou o uso de vacina da Pfizer para a imunização de crianças no país. Queiroga, no entanto, já afirmou diversas vezes que o aval da agência não é suficiente para iniciar a vacinação. Na quinta (23), o ministério abriu uma consulta pública sobre o tema, o que prorroga a tomada de decisão até janeiro.

Ainda na sexta-feira, o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass) publicou uma carta dizendo que os estados não exigirão receita para a vacinação de crianças.