Recursos da União vão para a compra de armas e munições para as polícias.
Recursos da União vão para a compra de armas e munições para as polícias.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou na tarde desta segunda-feira (9) o projeto que cria o Fundo Especial do Sistema Único de Segurança Pública (Funsus/PR) e o respectivo conselho gestor, medidas fundamentais para garantir um repasse milionário do governo federal para a segurança pública.

Na mesma sessão, a Casa derrubou três emendas dos deputados, que previam a destinação de 10% a 15% dos recursos da União para programas habitacionais e de melhoria da qualidade de vida dos policiais do estado. Segundo a liderança do governo, as alterações colocariam em risco o repasse federal.

A aprovação do projeto nº 566/2019 era obrigatória para receber os recursos destinados a programas e ações na área, como compra de equipamentos, armas, munições, coletes, e projetos de combate à criminalidade e prevenção da violência. Todos os 51 deputados estaduais que votaram foram favoráveis ao projeto de autoria do Poder Executivo. A estimativa do governo do estado é de que o Paraná receba entre R$ 11 milhões e R$ 15 milhões ainda em setembro.