Suspeitos de submeter crianças e adolescentes a trabalho escravo são presos
| Foto: André Almenara/Prefeitura de Maringá

A Polícia Civil do Paraná, por meio do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria), cumpriu nesta sexta-feira (23) em Maringá três mandados de prisão preventiva e três de busca e apreensão contra líderes religiosos suspeitos de aliciamento de crianças e adolescentes para trabalho análogo à escravidão. Segundo a corporação, os jovens montavam e vendiam pizzas em Maringá e cidades da região e eram submetidos a jornadas exaustivas, sem alimentação e alojamento adequados.

A ação teve apoio da Vigilância Sanitária de Maringá e do Conselho Tutelar. Os três detidos são pai, mãe e filho, líderes religiosos da Igreja das Nações da Poderosa Mão de Deus. O Nucria informou que, além de dinheiro e documentos, foi apreendida uma arma de fogo, que as crianças e adolescentes informaram que seria usada para intimidar fieis.

A Vigilância Sanitária de Maringá informou que encontrou grande quantidade de pizzas e ingredientes armazenados de forma irregular, fora da temperatura de acondicionamento ideal e sem data de validade e procedência. Todos os produtos foram apreendidos e serão descartados. Procurada pela reportagem, a Igreja das Nações da Poderosa Mão de Deus não quis se pronunciar.