Assembleia APP-Sindicato
Professores decidiram suspender greve no sábado (13).| Foto: Átila Alberti/Tribuna do Paraná

Os sindicatos dos servidores da saúde (SindSaúde) e da agricultura, meio-ambiente, Fundepar e afins (SindiSeab) decidiram nesta segunda-feira (15), em assembleias gerais das respectivas categorias, suspender a greve iniciada no último dia 25 de junho. No sábado (13), a APP-Sindicato, entidade que representa os professores e funcionários da rede estadual de educação, já havia tomado a mesma decisão, após o governo do estado entregar uma nova proposta de reajuste salarial, com previsão de reposição de 2% a partir de janeiro de 2020.

“A greve não foi o fim. Como em toda guerra, existe o momento de dar um passo atrás e pensar na estratégia das próximas batalhas”, diz nota do SindSaúde. O Sindiseab, por sua vez, informa que, na assembleia, foram deliberados, além da suspensão da greve, o monitoramento da implantação da proposta e uma nova avaliação coletiva no início de agosto.

Outras categorias do funcionalismo público estadual programam assembleias para os próximos dias. O Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Maringá e Região (Sinteemar) e o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior da Unicentro (Sintesu) vão levar a proposta para avaliação de seus membros na quarta-feira (17). O Sindicato dos Professores do Ensino Superior Público Estadual de Londrina e Região (Sindiprol/Aduel) realiza reunião na quinta (18). Na mesma data está prevista assembleia do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen). Integrantes das polícias Civil e Científica debatem o assunto no próximo sábado (20).