Volta às aulas já ocorreu na rede municipal de Toledo.
Volta às aulas já ocorreu na rede municipal de Toledo.| Foto: Divulgação/Prefeitura de Toledo

Os estudantes da pré-escola à quinta série das escolas municipais de Toledo, no Oeste do Paraná, voltaram às aulas presenciais na última quarta-feira (28). Nas escolas maiores, apenas as quintas séries retornaram, mas nas menores o retorno já foi de todas as turmas, sempre no modelo de rodízio quinzenal ou semanal, de acordo com a capacidade de cada unidade.

“A decisão foi respaldada em consulta feita aos pais, que assinaram um documento autorizando o retorno”, informou a secretária municipal de Educação, Elisângela Batista. “Acompanhamos esses primeiros dias e está tudo dentro da normalidade. Vimos de perto como as escolas se organizaram para este retorno, adotando todos os protocolos sanitários”, observou. A secretária disse que nos próximos 15 dias serão avaliados os procedimentos de rotina nas escolas e as condições de saúde de toda a comunidade escolar. “Se estiver tudo sob controle e dentro da normalidade enviaremos um novo cronograma para o retorno de todas as turmas no modelo híbrido”, informou Elisângela.

Toledo tem 36 escolas municipais que ofertam do ensino infantil à quinta série, totalizando 12 mil estudantes. Desses, 1.700 voltaram a frequentar as aulas de forma presencial nesta semana. As escolas estaduais, que ofertam do sexto ao nono ano e o ensino médio, ainda não retornaram. Na última terça-feira (27), o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) afirmou que há possibilidade de retorno das aulas presenciais na rede pública estadual nas escolas onde diretores e professores entenderem que há segurança para isso, considerando a situação epidemiológica da região.