Torres de transmissão de energia
Projeto prevê a instalação de mil quilômetros de linhas de transmissão que passarão por 25 municípios paranaenses| Foto: Brunno Covello/Gazeta do Povo

Um empreendimento da companhia de energia Engie que prevê a instalação de mil quilômetros de novas linhas de transmissão percorrendo 25 municípios paranaenses vai atingir a Área de Proteção Ambiental (APA) da Escarpa Devoniana, na região dos Campos Gerais, com a instalação de torres dentro da área protegida, informa o G1. Batizado de Gralha Azul, o projeto tem um investimento aproximado de R$ 2 bilhões e abrange ainda a instalação de cinco novas subestações de energia.

Segundo o portal, o Instituto Purunã, que atua na proteção e desenvolvimento da Escarpa Devoniana, pediu 15 dias para estudar o traçado e apresentar sugestões para redução dos impactos ambientais e turísticos. Não há detalhes dos locais exatos onde as torres serão instaladas. A Engie informou que a obra, que deve começar em dezembro, vai evitar regiões turísticas e industriais, não deve afetar a agricultura local e que os impactos serão muito reduzidos.

A Escarpa Devoniana compreende uma área de 392 mil hectares e reúne campos nativos, florestas de araucária, afloramentos rochosos, cânions, além de registros arqueológicos e pré-históricos. No ano passado, um projeto de lei que acabou arquivado na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) colocou os limites da APA em risco, com a proposta de reduzir 65% de sua área.