Urnas eletrônicas
Urnas eletrônicas| Foto: TRE-PR

O primeiro teste em campo dos "Sistemas de Totalização e Ecossistema da Urna de 2022", promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), será realizado na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), em Curitiba. O procedimento começa nesta segunda-feira (20) e segue até sexta-feira (24), das 9h às 18h. Aproximadamente cem pessoas vão participar dos testes presencialmente, entre técnicos e analistas de Tecnologia da Informação. São equipes do TSE e também de outros TREs.

“O TRE-PR, há mais de uma década, sedia os testes de campo dos sistemas que serão utilizados nas eleições”, informou o presidente do TRE-PR, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura. “Os testes são importantíssimos e têm como objetivo principal a homologação dos sistemas eleitorais relativos à totalização e divulgação dos resultados das eleições, preparação e carga de urna e votação”, reforçou.

De acordo com o TRE, a finalidade é testar a integração dos sistemas e identificar possíveis erros, para que sejam corrigidos antes das versões oficiais. Depois desses testes, os erros identificados são corrigidos para a lacração dos sistemas.