Vestibular 2023 da UFPR voltará a ser realizado em duas fases.
Vestibular 2023 da UFPR voltará a ser realizado em duas fases.| Foto: Divulgação / UFPR

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) vai abrir as inscrições para o Vestibular 2023 entre os dias 18 de julho e 31 de agosto. As datas foram divulgadas nesta sexta-feira (13) pelo Núcleo de Concursos da UFPR. As provas, depois de dois anos sendo realizadas em fase única, agora serão divididas novamente em dois dias. Os valores e todas as outras regras do concurso serão detalhadas no edital normativo do Vestibular 2023, que deve ser publicado em julho pela UFPR.

Os candidatos inscritos no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) poderão solicitar a isenção na taxa de inscrição entre os dias 18 e 25 de julho. Quem não está no CadÚnico e quiser pedir a isenção da taxa de inscrição tem entre os dias 18 e 29 de julho para comprovar renda familiar per capita de até um salário-mínimo e meio. Outro critério é a comprovação de ter cursado o Ensino Médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular.

A primeira fase das provas está marcada para o dia 23 de outubro. Nela, os candidatos terão que responder a 90 questões objetivas. A segunda fase será realizada em 4 de dezembro, e trará questões discursivas e prova de compreensão e produção de textos. As provas para os cursos que demandam habilidades específicas serão realizadas em 5 de dezembro.