Projeto é de estudantes da Unila em Foz.
Projeto é de estudantes da Unila em Foz.| Foto: Divulgação

Do Paraná para o espaço. Esse é o objetivo da missão Capivara, um projeto desenvolvido por 26 alunos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz do Iguaçu, que pretende construir e lançar um foguete a propelente sólido, o primeiro da instituição.

O nome Capivara, inclusive, tem um significado: Construção de Aparato de Pesquisa e Inovação de Veículos Aeroespaciais com Recuperação Autônoma. O grupo é formado por estudantes dos cursos de Engenharia Física, Engenharia Química e Engenharia de Materiais, que se dividem em tarefas como cortar alumínio, soldar peças e fazer uma série de cálculos. Tudo isso para fazer, do zero, um foguete com motor a propelente sólido, capaz de alcançar 3 mil metros de altura.

O foguete terá 2,80 metros de comprimento e 18 quilos. Ele deverá subir ao espaço a uma velocidade de 1,3 mil km/h, levando a bordo até 4 quilos de carga útil. O intuito é garantir que o foguete não apenas alcance o espaço, mas retorne à Terra em segurança e com a carga útil intacta. Uma vez bem-sucedida a missão, o objetivo do grupo é utilizar o foguete para outras missões. Mas, por enquanto, ainda não há uma data estabelecida para que o veículo seja lançado ao espaço.