Vacinação da Covid será retomada com envio de doses quarta e quinta ao Paraná
| Foto: AEN

O Paraná vai receber nesta semana mais dois lotes de vacina em um total de 361.490 doses. São duas remessas, uma prevista para chegar nesta quarta-feira (30) à noite com 277,2 mil doses da Astrazeneca, e outra com mais 84,2 mil doses da Pfizer com chegada prevista para a manhã de quinta-feira (1º).

Os dois lotes permitirão a retomada da vacinação por idade em Curitiba outras nove cidades do Paraná: Cascavel, Ponta Grossa, Guarapuava, Foz do Iguaçu, Cianorte, Umuarama, Paranavaí e Cianorte suspenderam a vacinação por grupos de idade por falta de doses. Na capital, a imunização por idade foi suspensa segunda-feira (28) justamente por falta de vacina.

A escala de vacinação em Curitiba está definida até o próximo domingo (5), mas faltavam doses. O último grupo de idade que recebeu a primeira dose na capital foi o de 47 anos completos no primeiro semestre. Para avançar ao grupo de 45 anos, a prefeitura calcula que precisa de pelo menos 68 mil doses.

A meta da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) é vacinar toda a população acima de 18 anos, que soma cerca de 8,7 milhões de pessoas, até o fim de setembro. Para isso, aposta o governo do estado, o mês de agosto será decisivo, quando a Sesa planeja vacinar 80% dos paranaenses adultos com a primeira dose (aproximadamente 6,9 milhões de pessoas) e 40% com a segunda dose (cerca de 3,5 milhões de pessoas).