Amostras de pacientes do Paraná são analisadas pela Fiocruz.
Amostras de pacientes do Paraná são analisadas pela Fiocruz.| Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O resultado do sequenciamento genético de amostras de pacientes de Covid-19 no Paraná, feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), confirmou mais 26 casos da variante Delta no estado. A cepa e suas sublinhagens também foram responsáveis por mais nove mortes por Covid-19 no Paraná, uma delas em uma criança de apenas 5 anos, segundo dados divulgados nesta terça-feira (14) pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

A variante Delta foi confirmada em pacientes de Antonina, Morretes, Paranaguá, Campina Grande do Sul, Curitiba, Quatro Barras, São José dos Pinhais, Cascavel, Alto Paraíso, Cianorte, Loanda, Londrina, Rolândia e Toledo. Já as mortes causadas pela cepa ocorreram em Campina Grande do Sul, Curitiba, São José dos Pinhais e Cascavel. As vítimas são três homens e seis mulheres, com idades entre 5 e 80 anos.

Com essas confirmações, o Paraná agora soma 162 casos e 38 óbitos provocados pela variante Delta e suas sublinhagens desde que começou o trabalho de sequenciamento genético das amostras. Ao todo, 926 amostras já foram sequenciadas e 391 aguardam resultado. A grande maioria, 492 ocorrências, é da variante Gama, também conhecida como P.1.