Gertrudes Bernardy (MDB) vai recorrer da decisão na Justiça
Gertrudes Bernardy (MDB) vai recorrer da decisão na Justiça| Foto: Acervo pessoal / Gertrudes Bernardy

A presidente da Câmara Municipal de Ivaiporã, Gertrudes Bernardy (MDB), teve o mandato cassado nesta quarta-feira (26). A cassação se deu após julgamento feito por uma Comissão Processante instaurada na Casa. Bernardy foi alvo de uma denúncia, apontando que ela teria feito uma festa de aniversário dentro da sede da Câmara em plena pandemia, durante a vigência de um decreto municipal que proibia a realização de eventos.

Fotos anexadas à denúncia mostraram que em certo momento havia 24 pessoas reunidas no local, o que, segundo o julgamento dos vereadores, contrariou o decreto, que permitia no máximo 10 pessoas por evento, desde que do mesmo núcleo familiar. Por 6 votos a 3, a vereadora teve o mandato cassado.

Durante a sessão de julgamento, que durou mais de sete horas, o advogado de defesa da vereadora confirmou que Bernardy recorrerá ao Judiciário para reaver o cargo. “A motivação desse processo não se enquadra em ato de decoro da conduta pública e isso, por si só, fará com que o Poder Judiciário anule esse processo e mantenha a vereadora Gertrudes Bernardy no exercício do mandato”, afirmou Leandro Coelho.