Vereadores de Piraquara são condenados por desvios de salários de funcionários
| Foto: Divilgação/CMP

Três vereadores de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, foram condenados por formação de quadrilha e crimes contra a ordem pública. Segundo decisão da Justiça, Leonel de Barros Castro, Valmir Soares Maciel e Weliton Santos Figueiredo desviavam parte dos salários de servidores. A decisão também prevê a perda dos mandatos eletivos e de quaisquer funções públicas.

A pena do vereador Leonel (PSC) é de 10 anos e quatro meses de prisão e multa pelos crimes de concussão e lavagem ou ocultação de bens. Já o vereador Valmir Nanico (PSB) recebeu 12 anos de prisão e multa pelo crime de concussão. O vereador Weliton (PDT), por sua vez, foi punido com 21 anos e 24 dias de prisão e multa também pelo crime de concussão.

Procurada, a defesa do vereador Leonel informou que se manifestará apenas após a notificação da decisão pela Justiça. Já os vereadores Valmir e Weliton têm o mesmo defensor, que não foi localizado pela Gazeta do Povo. O espaço segue aberto para a manifestação do advogado. Ainda cabe recurso.