• Carregando...
Prefeitura de Campina Grande do Sul realiza sanitização de áreas públicas da cidade
Prefeitura de Campina Grande do Sul realiza sanitização de áreas públicas da cidade| Foto: Divulgação/Prefeitura de Campina Grande do Sul

Após a morte de duas mulheres, mãe e filha, por complicações provocadas pela Covid-19 no mesmo dia, a prefeitura de Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba, decretou nesta quarta-feira (13) o lockdown em três localidades da área rural do município. A cidade é a primeira da Grande Curitiba a adotar a medida, que impede a circulação de pessoas, salvo “por motivo de força maior”.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

O bloqueio vale para as localidades da Barragem do Capivari, Ribeirão Grande e Jaguatirica. Os moradores dessas áreas só podem sair de casa para compra de alimentos, medicamentos, produtos de limpeza e higiene pessoal; para comparecimento ao trabalho nos casos de atividades essenciais, consultas médicas ou realização de exames médicos em casos inadiáveis. Também é permitido o deslocamento para realização de operações de saque ou depósito de dinheiro.

Em todas essas situações, é obrigatório o uso de máscaras e a circulação de no máximo dois membros por família. A medida tem prazo de 15 dias, podendo ser prorrogado de acordo com a situação epidemiológica do município.

O lockdown é considerada a medida mais restritiva à circulação de pessoas a fim de se evitar a transmissão de um vírus. Em Campina Grande do Sul está proibida, por exemplo, a visita a casas e prédios onde não se resida, além da realização de festas, reuniões e eventos familiares que causem qualquer tipo de aglomeração com pessoas que não pertençam à mesma residência.

“Observando a aceleração do coronavírus na região, bem como sendo a região uma porta de entrada no estado do Paraná para aqueles que vem da capital paulista, tomamos por bem essa decisão, a fim de preservar a saúde pública dos nossos munícipes, bem como de todos os cidadãos paranaenses”, diz o prefeito da cidade, Bihl Zanetti.

Atividades essenciais

No município podem continuar funcionado, por serem considerados essenciais, mercados, agropecuárias, farmácias, funerárias, transporte coletivo e individual de passageiros, distribuidoras e revendedoras de gás e panificadoras. Além dessas atividades, está permitido o funcionamento de postos de gasolina, comércio e prestação de serviços essenciais e fornecimento de alimentação localizados às margens da BR-116.

O decreto permite que a guarda civil, a defesa civil municipal e a vigilância sanitária empreguem “todos os meios necessários à adequada fiscalização” do disposto no texto, podendo até mesmo “solicitar apoio das autoridades estaduais competentes”. O descumprimento às novas regras é passível de multa, além de suspensão das atividades, interdição de estabelecimentos e cassação do alvará de funcionamento por tempo indeterminado, nos casos de empresas.

Até esta quarta-feira (13), Campina Grande do Sul tinha 12 casos confirmados de Covid-19 e três mortes, conforme boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). As duas últimas vítimas, de 84 e 64 anos, eram mãe e filha e estavam internadas na UTI do hospital Nossa Senhora do Rocio, na cidade de Campo Largo, também na Grande Curitiba, antes de falecerem na terça-feira (12).

Uma outra paciente, também filha da vítima de 84 e irmã da mulher de 64 anos, está hospitalizada em estado grave, respirando com ajuda de ventilação mecânica. Ela tem 58 anos de idade e é também residente na Jaguatirica. Outras duas pessoas da família testaram positivo para o coronavírus e encontram-se em isolamento residencial.

Confira o decreto municipal sobre o lockdown na íntegra

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]