i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Trabalho

Contra o desemprego, caminhões percorrerão o Paraná oferecendo cursos profissionalizantes

  • PorCarlos Coelho
  • 04/07/2019 18:26
Carreta do Conhecimento: caminhão-escola atenderá 2 mil alunos em 2019
Carreta do Conhecimento: caminhão-escola atenderá 2 mil alunos em 2019| Foto: Foto: Arnaldo Alves/ANPr

A partir da próxima segunda-feira (8), oito caminhões Volkswagen modificados para virarem salas de aula vão percorrer dezenas de cidades paranaenses oferecendo cursos profissionalizantes gratuitos à população. O projeto, chamado de Carretas do Conhecimento, foi lançado nesta quinta-feira (4), em cerimônia com participação do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) e do presidente da fabricante na América Latina, Pablo Di Si, no Palácio Iguaçu.

RECEBA nossas notícias pelo WhatsApp

A parceria é uma das contrapartidas acordadas pelo governo com a fabricante alemã para enquadrá-la no Paraná Competitivo. O programa busca atrair investimentos concedendo condições de instalação ou benefícios fiscais às empresas com capacidade de gerar mais empregos. Em 2018, a Volkswagen havia anunciado uma injeção de R$ 2 bilhões em sua fábrica de São José dos Pinhais. Com isso, recontratou 500 funcionários que estavam em regime de espera e abriu outras 60 vagas.

De acordo com a parceria, os oito caminhões-escola serão capazes de atender 2 mil pessoas de 46 municípios paranaenses neste segundo semestre de 2019. Equipados, terão carteiras e materiais didáticos, cursos de panificação, costura industrial, aperfeiçoamento em mecânica industrial, manutenção e instalação de ar-condicionado split, mecânica de automóveis, aperfeiçoamento em eletricidade automotiva, noções de mecânica de motocicleta e instalações elétricas prediais.

Cada unidade permanecerá um mês em cada local. As aulas serão coordenadas pelo Senai e ofertadas em diferentes turnos.

“É uma demonstração de que o Poder Público e iniciativa privada podem juntar forças e facilitar a vida do paranaense para encontrar um emprego”, disse Ratinho Junior durante o evento. O governador afirmou esperar melhorar as condições de empregabilidade no estado com parcerias como esta.

Pablo Di Si, presidente da Volkswagen, destacou o trabalho social da empresa. “É uma fórmula de sucesso. A Volkswagen tem um compromisso com o Paraná”, apontou.

Veja quais cidades receberão a Carreta do Conhecimento

Em Curitiba, três regionais receberão a visita da carreta neste segundo semestre: bairros Uberaba, Tatuquara e Santa Felicidade. As carretas seguirão também para Cornélio Procópio, Bandeirantes, Andirá, Pato Bragado, Santa Terezinha do Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Foz do Iguaçu, Realeza, Ampére, Vitorino, Mariópolis, Chopinzinho, Ibiporã, Perobal, Cruzeiro do Oeste, Sertanópolis, Assaí, Florestópolis, Jaguariaíva, Reserva, Tibagi, Ouro Verde do Oeste, Cafelândia, Campo Mourão, Pontal do Paraná, Lapa, Campina Grande do Sul, Terra Roxa, Sarandi, Astorga, Santa Fé, Jandaia do Sul, Porto Amazonas, Telêmaco Borba, Matelândia, Corbélia, Peabiru, Engenheiro Beltrão, Rio Negro, Morretes, Cidade Gaúcha, Cambé, Colorado, Paiçandu e Cambará.

Aos interessados em realizar os cursos, as inscrições devem ser feitas nas prefeituras das cidades que receberão as carretas e o cronograma está disponível no site do Senai.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.