• Carregando...
Mapa da dengue no Paraná 19/11/19.
Mapa da dengue no Paraná 19/11/19.| Foto: Reprodução/Sesa

O número de casos confirmados de dengue no Paraná aumentou 20% em uma semana. O novo Boletim Epidemiológico divulgado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde mostra que 1.234 pessoas foram confirmadas com a doença - desde agosto, quando começou a atual edição do levantamento -, frente a 1.029 confirmações da semana passada. No mesmo período do ano passado, foram identificados apenas 59 casos no estado.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

Quase 900 (898) casos deste ano são autóctones, ou seja, foram contraídos no Paraná. Sete municípios do estado estão em situação de epidemia: Ângulo, Floraí, Inajá, Nova Cantu, Quinta do Sol, Santa Isabel do Ivaí e Uniflor. A situação de epidemia é decretada quando 300 casos ou mais de dengue são confirmados para cada grupo de 100 mil habitantes.

Chikungunya em Curitiba

O novo boletim divulgado também traz outro alerta: pela primeira vez, Curitiba confirma um caso de chikungunya. Outros quatro municípios do estado também já tiveram o registro da doença: Araucária, Foz do Iguaçu, Maringá e Toledo. Todos os casos são importados, ou seja, não foram contraídos na cidade em que vivem os pacientes, portanto, não foram contraídos no Paraná.

A chikungunya também é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, que transmite a dengue. Dessa forma, medidas de prevenção, como não deixar água acumulada, são eficazes para combater as duas doenças.

Os principais sintomas da dengue são febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor muscular e nas articulações, além de manchas avermelhadas no corpo. Os sintomas de chikungunya são os mesmos, mas persistem por mais tempo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]