• Carregando...
Vista do Parque Lacustre de Castro
Vista do Parque Lacustre de Castro| Foto: Divulgação / Paraná Turismo

O município de Castro, na região dos Campos Gerais, determinou, por meio de decreto, um vazio sanitário de quatro dias, da zero hora de sexta-feira (17) às 23h59 de segunda-feira (20). Nesse período, devem permanecer fechados todos os comércios da cidade, com exceção de serviços considerados essenciais, além das vias de acesso ao município. A partir da terça (21), a prefeitura dá início a uma testagem em massa da população, com o objetivo de identificar como está a circulação do novo coronavírus (Sars-CoV-2).

As notícias mais importantes do Paraná no seu WhatsApp

Segundo a secretária municipal de saúde de Castro, Maria Lídia Kravutchke, a testagem rápida, do tipo sorológico, abrangerá todos os 2,6 mil servidores municipais e pelo menos um morador de 50% das residências da cidade, além de funcionários de empresas que aderirem à iniciativa. “O objetivo é fazer um levantamento do nosso perfil epidemiológico, em virtude de termos detectado um grande número de pessoas assintomáticas”, diz a secretária.

Ao menos 12 mil testes devem ser realizados no município, cuja população é de cerca de 71,4 mil pessoas. Os resultados da ação devem ser divulgados em aproximadamente 15 dias. Para fins de comparação, desde 5 de março até esta terça-feira (14), foram realizados no município 1.334 testes, conforme o último boletim epidemiológico da cidade.

Segundo Maria Lídia, o vazio sanitário que antecede a testagem em massa tem o objetivo de reduzir a circulação do coronavírus e diminuir a chance de falsos negativos, por contaminações recentes. Caso o resultado de uma pessoa aponte IgM reagente, o que indica que o paciente está infectado e transmitindo o vírus, ela e todos os moradores do mesmo domicílio serão isolados e farão outro exame, do tipo PCR, para confirmar o diagnóstico.

Vazio sanitário

Durante os quatro dias que antecedem a testagem em massa da população, deverão ficar fechados em Castro todos os estabelecimentos comerciais, industriais e de prestação de serviços, com exceção de serviços públicos essenciais, serviços de saúde, agropecuárias, clínicas veterinárias, postos de combustível, serviços funerários e transporte de cargas perecíveis.

Mercados, supermercados, hipermercados, açougues e padarias poderão atender, porém com horário diferenciado, das 8 às 18 horas na sexta-feira (17), sábado (18) e segunda-feira (20). No domingo (19), deverão estar fechados.

Restaurantes, lanchonetes e traillers também poderão funcionar apenas na sexta, sábado e segunda-feira, no horário das 8 às 24 horas, e somente em sistema de entrega (delivery) ou retirada no local, mantendo-se fechados no domingo.

Indústrias de produtos perecíveis, agronegócio, e de outras atividades que por algum motivo não admitam interrupção, deverão requerer prévia licença especial no setor de Vigilância Sanitária do município, até as 14 horas desta quinta-feira (16).

Farmácias funcionarão exclusivamente no sistema de plantão, conforme calendário pré-fixado pelos estabelecimentos e escala enviada à Secretaria Municipal de Saúde até as 14 horas de quinta-feira.

O transporte público municipal não funcionará no domingo (19). Nos demais dias, funcionará com horários de domingo. As linhas do Socavão e Abapan terão circulação com apenas um horário de ida e um de volta, estipulados pela concessionária.

Fica proibida ainda a circulação de pessoas nas ruas. Somente será permitida nos dias 17, 18 e 20 de julho, para fins de trabalho em atividades permitidas, questão de urgência e emergência sanitária e acesso a serviços permitidos. No domingo, a circulação será permitida somente para questões de emergência.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]