• Carregando...
Convenção do PSDB lançou Cesar Silvestri Filho candidato ao Senado.
Convenção do PSDB lançou Cesar Silvestri Filho candidato ao Senado.| Foto: Divulgação/PSDB.

A primeira convenção partidária realizada neste ano no Paraná, abrindo nesta quarta-feira o calendário das convenções, durou menos de uma hora, na sede do PSDB, em Curitiba. O encontro foi conduzido pelo presidente da sigla no Paraná, o ex-governador Beto Richa, e pelo vice-presidente do Cidadania, João Douglas Fabrício. O presidente estadual do Cidadania, Rubens Bueno, não participou da convenção por estar em outro compromisso. Foram 11 votantes, seis representantes do PSDB e cinco do Cidadania. Os dois partidos estão juntos em uma federação para as próximas eleições.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

O evento, a portas fechadas, sem a presença da imprensa, marcou ainda a primeira reviravolta no cenário eleitoral estadual. O PSDB desistiu de bancar uma candidatura própria ao Governo do Paraná este ano. A decisão foi unânime. Cesar Silvestri Filho, que seria o candidato tucano ao governo, agora concorrerá ao Senado.

“A Federação tomou a decisão, por unanimidade, de lançar uma candidatura ao Senado que une os dois partidos. Essa foi a opção em relação às candidaturas majoritárias. Em relação ao governo do Estado, também de forma unânime, a decisão foi por neutralidade”, disse Cesar Silvestri Filho, ao final da convenção. Já o vice-presidente do Cidadania confirmou a direção acertada anteriormente pelo partido de apoiar a candidatura de Ratinho Junior à reeleição.

“Não há frustração”, diz Silvestri Filho

Mesmo tendo deixado o Podemos e ingressado no PSDB no final de janeiro último com o objetivo de viabilizar a candidatura ao governo, Cesar Silvestri Filho disse que não ficou ressentido com o recuo do partido.

“Não tem frustração, a política é feita de etapas. Eu trabalhei com muito vigor e entusiasmo para construir uma candidatura para o governo que fosse consensual. Na medida em que os partidos tinham seus compromissos divergentes, eu também tenho que ter a humildade de entender que a unidade é um valor maior do que qualquer projeto individual”, declarou.

Silvestri Filho, logo que ingressou no PSDB, se apresentou como o candidato da "terceira via" ao governo do Paraná, com o propósito de evitar que se repetisse em âmbito estadual a polarização do cenário nacional.

Sobre a polarização das candidaturas no Estado, agora com a saída do PSDB da disputa majoritária, Silvestri Filho diz que “é prematuro dizer que a eleição ficará restrita a dois candidatos”. Para ele, “é possível que surjam outras possibilidades. Particularmente, eu torço para que isso aconteça, porque sempre sou simpático à pluralidade no debate político e eleitoral”, declarou.

“Hoje saímos fortalecidos. Foi uma decisão de maneira unânime, com consenso absoluto”, disse o presidente do PSDB do Paraná, Beto Richa sobre o resultado da convenção. Em relação aos candidatos ao governo do Estado, segundo ele, o assunto não será avaliado agora.  “Vamos aguardar as demais convenções partidárias”, disse. Para Richa, Cesar Silvestri se apresenta como um candidato competitivo ao Senado Federal. “Estamos precisando de candidatos atuantes, que estejam trabalhando em consonância com os legítimos interesses do Estado”, declarou Richa.

Senador próximo do povo

Cesar Silvestri Filho disse que seu plano para o Senado é estar próximo do povo. “A nossa representatividade do Senado é muito distante dos interesses do povo do Paraná. Os nossos senadores têm uma postura de fixar o debate em temas que não dizem respeito aos interesses do povo”, criticou. Segundo Silvestri, os senadores atuais muito pouco debatem os assuntos que dizem respeito à situação crítica pela qual passa a população, como o desemprego, o preço dos alimentos, o preço dos combustíveis.

“A minha candidatura, até pela minha trajetória política municipalista, como prefeito duas vezes de cidade do interior [foi prefeito de Guarapuava de 2013 a 2020] e como produtor rural  que vive o dia a dia de quem produz alimentos, me aproxima muito do povo do nosso Estado e das suas dificuldades. Tenho certeza que a nossa candidatura vai trazer essa proximidade, que é o que o Paraná precisa no momento”, frisou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]