• Carregando...
Chuva de novembro espanta rodízio de água severo por 2 meses em Curitiba e RMC
| Foto: LineuFilho / Tribuna do Paraná

O acumulado de chuva em novembro até esta quinta-feira (25) permitiu que Curitiba e região metropolitana tenha um alívio no abastecimento sem que seja necessário um rodízio mais severo no fornecimento de água por dois meses - o que garante uma certa tranquilidade para as festas de fim de ano.

Receba as principais notícias do Paraná no seu WhatsApp

Com 105 ml de água acumulados até aqui no mês, os quatro reservatórios que abastecem a região chegaram à 30,07% de sua capacidade. Nesta quinta, o reservatório Piraquara 1 está com 28,16% de sua capacidade, Piraquara 2 com 46,73%, Passaúna com 36,42% e Iraí com 19,59%.

O pior nível  das barragens de Curitiba em região foi em 11 de novembro, quando alcançou apenas 26,77%. Se o sistema cair para 25%, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) automaticamente adotará um rodízio no abastecimento de 48 horas sem água por 24 horas com água. Hoje o rodízio é de 36 horas sem água e 36 horas com água nos bairros.

Apesar do alívio, a Sanepar alerta que a crise hídrica causada pela pior estiagem da história está longe de ser resolvida. O rodízio só será totalmente suspenso quando o nível dos reservatórios alcançar 60%. “Reiteramos a necessidade do uso racional da água, com banhos mais curtos, fechando a torneira ao escovar os dentes e sem lavar o carro ou a calçada. Só tivemos um alívio. A crise não acabou”, ressalta o gerente de produção da Sanepar em Curitiba e região metropolitana, Fábio Basso.

Só pelo aplicativo, a Sanepar já recebeu 8,7 mil denúncias de desperdício de água. Mesmo assim, Basso enfatiza que a maior parte da população já se conscientizou de que deve economizar água – o objetivo é de que o consumo individual caia 20% para colaborar com o sistema.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]