• Carregando...
Projeto alternativo para o Litoral é apresentado ao governo do Paraná
| Foto: Reprodução/Divulgação

O resultado de uma campanha de financiamento coletivo, visando uma proposta sustentável para o desenvolvimento do Litoral, será apresentada na manhã desta sexta-feira (23), no Palácio Iguaçu. A alternativa ganhou o nome de “Ciclo-Rodovia Interpraias”, interligando os municípios da região em mais de 50 quilômetros de ciclovias.

O ponto de partida foi encontrar meios de desenvolver a região, melhorando a infraestrutura, principalmente voltada para a mobilidade e o turismo, mas com soluções de baixo impacto. O projeto foi desenvolvido por arquitetos, urbanistas e engenheiros e financiado por empresários, ambientalistas e moradores da zona litorânea. A vaquinha aberta por 60 dias arrecadou R$ 37,3 mil, para bancar os custos básicos, já que os profissionais não cobraram pelo trabalho.

A proposta também prevê melhorias na PR-412, com o objetivo de desafogar o trânsito na via que, em épocas de temporada, fica excessivamente congestionada. Pelo projeto, haverá trechos de duplicações, ciclovias para moradores e turistas, pontes e rotatórias. Mirantes e áreas de lazer também foram previstos.

O objetivo do grupo de apoiadores da proposta alternativa é convencer o governo do Paraná de que não vale a pena investir cerca de R$ 270 milhões para construir a Faixa de Infraestrutura, um conjunto de obras que inclui uma nova rodovia e um canal de drenagem, em Pontal do Paraná, que viabilizaria um novo porto privado na região.

Os aspectos socioambientais dos empreendimentos previstos para a região estão sendo estudados no Plano de Desenvolvimento Sustentável do Litoral (PDS), projeto financiado pelo Banco Mundial para planejar ações para a zona litorânea. O modelo está na reta final de produção e deve ser apresentado no próximo mês.

Responda o "quiz" das capitais do Paraná:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]