• Carregando...
Pesquisadores correm para desenvolver vacina contra o coronavírus
| Foto: Divulgação/ECDC

A ampliação das medidas de isolamento, para tentar conter a contaminação pelo novo coronavírus, tem feito várias cidades anunciarem o fechamento compulsório de lojas, mantendo apenas o comércio considerado essencial, como mercados, farmácias e postos de combustíveis. É o caso de cidades como Maringá, Londrina, Foz do Iguaçu e Paranavaí já divulgaram as medidas restritivas, e outras analisam a possibilidade de atitudes semelhantes nas próximas horas.

Receba as notícias de Paraná pelo WhatsApp

Maringá foi uma das primeiras no Paraná, após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 na cidade. O prefeito Ulisses Maia (PDT) decretou estado de emergência e determinou o fechamento do comércio por 30 dias. Academias, parques municipais, shoppings, feiras ao ar livre, clubes recreativos, associações e afins não devem abrir.

Os serviços de delivery funcionam normalmente. Nenhuma instituição de ensino pública ou privada funcionará presencialmente a partir do dia 20. Os hotéis estão proibidos de atender pessoas provenientes do exterior ou de localidades com país onde exista comprovação de casos de coronavírus. O descumprimento das ordens do decreto pode gerar multa de R$ 300 a R$ 5 mil.

Município vizinho, com um caso confirmado e nove suspeitos, Londrina também decretou emergência, mas com medidas menos drásticas. A prefeitura limitou a venda de álcool em gel por cidadão a 500 g por CPF e autorizou a multa a apreensão dos produtos dos comerciantes que aumentarem injustificadamente o preço do álcool de máscaras. O município determinou que bares e restaurantes operam com metade de sua capacidade máxima e mantenha uma distância de dois metros entre as mesas e propôs a alteração nos horários de funcionamento do comércio para evitar picos no transporte público. As aulas serão suspensas a partir do dia 23.

A prefeitura municipal de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba anunciou que o Parque São José, um dos principais pontos de lazer e turismo da cidade, ficará fechado a partir desde quarta-feira (18) por tempo indeterminado. A decisão foi tomada na véspera de um feriado municipal em que, tradicionalmente, o parque atrai milhares de visitantes. Nesta quinta-feira (19) é dia de São José, padroeiro da cidade.

Foz de Iguaçu, a partir do primeiro caso confirmado, também determinou o fechamento do comércio. Paranavaí também estabeleceu que era o caso de fechar lojas de produtos e serviços não essenciais. Cascavel anunciou que prepara um decreto de restrições de atividades comerciais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]