• Carregando...
Exame drive-thru de Covid-19.
Exame drive-thru de Covid-19.| Foto: LineuFilho/Tribuna do Paraná

A taxa de transmissão do coronavírus no Paraná é a mais baixa entre os estados brasileiros nesta sexta-feira (16). Dados do sistema Loft.Science, ferramenta independente baseada nos boletins emitidos pelas secretarias estaduais de Saúde, mostram que a taxa Rt, que mede a reprodução do vírus, está em 0,87, lembrando que o ideal é que fique sempre abaixo de 1. O índice atual do Paraná representa que um grupo de 100 pessoas infectadas tem potencial para transmitir a Covid-19 para outras 87, o que mostra uma tendência de queda na velocidade de contágio.

Receba no seu WhatsApp notícias do Paraná

O fato de o índice Rt do Paraná estar abaixo de 1 é um indicativo de que a pandemia pode estar recuando no estado desde 17 de março – naquele dia o índice foi de 0,94. O maior período em que o Paraná esteve com taxa de transmissão em tendência de queda foi entre 9 de setembro e 10 de novembro de 2020, 64 dias com Rt abaixo de 1.

Os criadores da ferramenta alertam que, apesar de os dados registrarem uma estimativa bastante provável da situação da pandemia no Brasil e nos estados, pode haver algumas incertezas afetando os cálculos. “A base de dados do sistema são os registros oficiais, portanto estão sujeitos aos efeitos da subnotificação e baixa testagem até o momento no país”, aponta um texto explicativo no site da Loft.Science.

Outro aviso se refere ao tempo que existe entre a contaminação e a confirmação da Covid-19 em um teste positivo, o que poderia gerar um atraso nos cálculos do índice de transmissão.

Outros sistemas similares também apontam uma taxa de transmissão em queda no Paraná. Uma delas é a Calculadora Epidemiológica da Universidade de Brasília (UnB), que aponta um Rt de 0,89 nos últimos sete dias. A média da taxa de contágio no estado nos últimos 14 dias, segundo a ferramenta da UnB, está em 0,99, no limite do índice.

O Farol Covid, outra ferramenta que calcula a velocidade do contágio nos estados brasileiros, mostra o Paraná com uma taxa de infecção entre 0,7 e 0,8 nessa semana - nesta sexta, é o mais baixo do país, com 0,75. Mesmo assim, o sistema coloca o Paraná em nível de alerta considerado altíssimo, pois segundo o Farol Covid oito em cada dez pessoas infectadas no estado não são diagnosticadas.

Dados oficiais

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Paraná divulgou nesta quinta-feira (15) 3.858 novos casos de Covid-19 e 266 mortes. Desde o início da pandemia até aqui, o Paraná soma 891.407 casos e 19.860 mortes pela doença. Além disso, a Sesa informou também que há 2.405 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 internados. São 1.908 em leitos SUS e 497 em leitos da rede particular. Há outros 2.463 pacientes internados que aguardam resultados de exames.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]