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Com dinheiro de Itaipu e às vésperas de privatização, começam obras no aeroporto de Foz
| Foto: Reprodução / Twitter ministro Tarcisio Freitas

Incluído no pacote da 6ª rodada de concessões da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu terá a pista de pouso ampliada com recursos de Itaipu enquanto corre o processo de privatização. Atualmente, a binacional também patrocina a construção da nova ponte ligando o Brasil ao Paraguai, a um custo de R$ 463 milhões.

Nesta sexta-feira, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, assina na cidade a autorização para o início das obras, ao lado do diretor-geral brasileiro de Itaipu Binacional, Joaquim Silva e Luna, que é quem vai assinar o cheque de 80% do investimento (R43,1 milhões), de um total de R$ 53,9 milhões. O prazo de construção é de 515 dias. O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, e o presidente da Infraero, Hélio Paes de Barros Júnior, também participam da solenidade.

A empresa responsável pela execução das obras é a Dalba Engenharia e Empreendimentos Ltda., de Guarapuava. Itaipu ainda investirá outros R$ 15,5 milhões na duplicação da avenida entre o aeroporto e a BR-469 e na ampliação do pátio de manobras de aeronaves.

Outras melhorias

Além do aumento da pista em 600 metros (dos atuais 2.195 metros), as obras de ampliação do aeroporto de Foz incluem melhorias na área de check-in, ampliação das salas de embarque e desembarque, implantação de escadas rolantes, carrosséis de bagagem, novos elevadores e quatro pontes de embarque (fingers). Com as intervenções, a capacidade do aeroporto deve aumentar de 2,6 milhões para 5 milhões de passageiros ao ano.

A nova pista de pouso e decolagem, a ser entregue em meados de 2021, permitirá que o aeroporto de Foz receba aviões de grande porte, com voos diretos para cidades da Europa e dos Estados Unidos. Segundo dados do Ministério do Turismo, em 2018 Foz do Iguaçu foi o terceiro principal destino turístico do Brasil, e recebeu 12,9% total de turistas que vieram ao país – atrás, apenas, de Florianópolis (17,1%) e Rio de Janeiro (29,7%). Para chegar a Foz, no entanto, a mesma pesquisa mostrou que 74,1% dos visitantes utilizaram meio terrestre, contra apenas 25,9% que desembarcaram no aeroporto da cidade.

O próximo passo para encaminhar a privatização do aeroporto de Foz é uma audiência pública, dia 9 de março, em São José dos Pinhais, em que vão ser colhidas sugestões para os aeroportos do bloco Sul. No pacote da 6ª rodada de concessões estão 22 aeroportos. Uma única empresa, ou consórcio, vai administrar os nove aeroportos do bloco Sul – Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina, Bacacheri, Navegantes, Joinville, Pelotas, Uruguaiana e Bagé.

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