• Carregando...
Pedidos de impugnação são rejeitados e eleição da OAB-PR terá as 3 chapas nesta quinta
| Foto: Divulgação / OAB-PR

Os pedidos de impugnação apresentados pelas chapas Artigo 5º e Algo Novo contra seus concorrentes na disputa pela presidência da OAB-PR foram rejeitados pela Comissão Eleitoral. Dessa forma, todas as três chapas – XI de Agosto, Artigo 5º e Algo Novo – estão habilitadas para a disputa, que ocorrerá nesta quinta-feira (25), pela primeira vez com a votação 100% feita de forma remota e digital.

As principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral da OAB-PR, Ivo Harry Celli Junior, houve apenas casos pontuais de substituição e adequação de nomes junto às chapas concorrentes para que os quesitos de paridade, de gênero e cotas raciais, fossem atendidos. “Nenhuma chapa foi desclassificada, todas as chapas estão concorrendo ao pleito. Nenhum dos pedidos foi julgado procedente, todos foram rejeitados”, confirmou.

Na semana passada as duas chapas de oposição apresentaram pedidos para impugnar as candidaturas de seus concorrentes. Em comum, o fato alegado pelos impetrantes de que as outras chapas não estariam respeitando uma determinação imposta pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil: a obrigatoriedade de ter nas chapas pelo menos 30% de candidatos negros, ou seja, pretos ou pardos.

Processo eleitoral deve correr de forma tranquila

Para Celli Junior, o processo eleitoral, desde o registro das chapas até a véspera da votação, incluindo o período de campanha, vem sendo marcado pela tranquilidade. Segundo ele, a Comissão Eleitoral da OAB-PR não deve enfrentar grandes problemas durante o dia da votação. Para agilizar o processo, o site oficial da votação já pode ser acessado pelos advogados para que estes realizem o cadastramento prévio, necessário para que possam participar do processo.

“Pela própria conversa que tivemos com todos os representantes das chapas após a sessão de julgamento das impugnações, pelo que se verificou nessa reunião, a eleição deve transcorrer normalmente. Pode até haver uma ou outra situação pontual durante a identificação dos eleitores junto à OAB, mas até para isso estamos muito bem-preparados”, avaliou o presidente.

A expectativa da Comissão Eleitoral é que a votação transcorra sem percalços das 8h às 18h desta quinta-feira (25). A apuração deve começar entre 15 e 20 minutos após o fechamento das seções, e o resultado já deve ser conhecido cerca de 15 minutos depois – na prática, o nome do novo presidente da OAB-PR deve estar definido por volta das 18h40, se tudo correr como o esperado.

De acordo com Celli Junior, é muito pequena a possibilidade de que a eleição da OAB-PR, feita pela primeira vez de modo remoto e digital, enfrente problemas similares aos encontrados pelo PSDB durante suas prévias no último domingo (21).

“A empresa que foi contratada pela OAB-PR tem grande expertise nessa questão tecnológica. Eles já assessoraram os processos de eleição nas seccionais da OAB do Maranhão, do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Graças a Deus não tivemos os problemas ocorridos com o PSDB, nem próximo disso. O sistema que está sendo trabalhado nessas eleições é muito moderno, muito avançado e próprio para este tipo de eleição”, afirmou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]